A UTC – União de Transportes dos Carvalhos foi estabelecida em 1940 com a fusão de várias empresas e pelos sócios fundadores, José Domingues de Carvalho, José Fernandes Alves, Francisco Cruz Lima, Joaquim da Cruz Lima, Delfim Moutinho, Alberto Silva Moutinho, António Moreira Neves e Eduardo Ribeiro. A expansão da empresa surge na década de 50. Até essa altura a grande maioria das pessoas deslocava-se a pé para o trabalho maioritariamente no Porto.
De forma a solucionar esse problema, a UTC criou os passes mensais ou quinzenais e as viagens pendulares, permitindo à maioria das pessoas passar a viajar todos os dias. Entre as décadas de 60 e 90, a União dos Transportes dos Carvalhos expandiu o seu negócio com a compra de novos autocarros, adquirindo as empresas Auto Viação de Lamas, Lda.; Auto Viação Grijó, Lda. e criando a Agência de Viagens. Posteriormente, a empresa estendeu a sua atividade às viagens internacionais, sendo por isso sócia fundadora da Internorte.
A UTC associou-se ainda a outras empresas, nomeadamente à UTIC e à Irmãos Mota, no sentido de controlar a construção de carroçarias e minimizar os custos dos seus veículos. Em Maio de 2007, concretizou a aquisição da Auto Viação de Espinho Lda., dando mais um passo na expansão da cobertura da rede de transportes a sul do Douro. Desde Setembro de 2010 iniciou-se a expansão da empresa fora do território continental com a operação de transporte público na Região Autónoma dos Açores, mais propriamente na Ilha das Flores.
No ano 2004 teve início a alteração de imagem da marca UTC, passando a empresa adoptar na sua frota as cores branca e azul em substituição da vermelha e preta. Evento igualmente relevante, ocorreu em 2005 com a introdução dos títulos de transportes sem contacto. Em Maio de 2019 integrou o Sistema Intermodal Andante assumindo uma postura colaborativa na solução dos problemas da mobilidade. É ainda de importância assinalável o facto de a UTC ser desde março de 2020 uma empresa certificada com a Norma ISO 9001
Hoje a UTC continua a sua caminhada enfrentando com confiança os grandes desafios da mobilidade sustentável tendo sempre presente a questão da qualidade dos serviços prestados.