SOBRE A UTC

A UTC – União de Transportes dos Carvalhos foi estabelecida em 1940 com a fusão de várias empresas e pelos sócios fundadores, José Domingues de Carvalho, José Fernandes Alves, Francisco Cruz Lima, Joaquim da Cruz Lima, Delfim Moutinho, Alberto Silva Moutinho, António Moreira Neves e Eduardo Ribeiro. A expansão da empresa surge na década de 50. Até essa altura a grande maioria das pessoas deslocava-se a pé para o trabalho maioritariamente no Porto.

De forma a solucionar esse problema, a UTC criou os passes mensais ou quinzenais e as viagens pendulares, permitindo à maioria das pessoas passar a viajar todos os dias. Entre as décadas de 60 e 90, a União dos Transportes dos Carvalhos expandiu o seu negócio com a compra de novos autocarros, adquirindo as empresas Auto Viação de Lamas, Lda.; Auto Viação Grijó, Lda. e criando a Agência de Viagens. Posteriormente, a empresa estendeu a sua atividade às viagens internacionais, sendo por isso sócia fundadora da Internorte.

A UTC associou-se ainda a outras empresas, nomeadamente à UTIC e à Irmãos Mota, no sentido de controlar a construção de carroçarias e minimizar os custos dos seus veículos. Em Maio de 2007, concretizou a aquisição da Auto Viação de Espinho Lda., dando mais um passo na expansão da cobertura da rede de transportes a sul do Douro. Desde Setembro de 2010 iniciou-se a expansão da empresa fora do território continental com a operação de transporte público na Região Autónoma dos Açores, mais propriamente na Ilha das Flores.

Em Maio de 2019 integrou o Sistema Intermodal Andante assumindo uma postura de colaborativa na solução dos problemas da mobilidade. Hoje a UTC continua a sua caminhada enfrentando com confiança os grandes desafios da mobilidade sustentável tendo sempre presente a questão da qualidade dos serviços prestados.

CRONOLOGIA

1940

Fundação

Fusão de várias empresas e pelos sócios fundadores
1950

Expansão

A UTC cria os passes mensais ou quinzenais e as viagens pendulares, permitindo à maioria das pessoas passar a viajar todos os dias
1960

Aquisição

A UTC adquire e associa-se a outra empresas.
2010

Açores

Expansão da empresa fora do território continental com a operação de transporte público na Região Autónoma dos Açores, mais propriamente na Ilha das Flores.
2019

Andante

Integração com o Sistema Intermodal Andante. A UTC assume uma postura colaborativa na solução dos problemas da mobilidade